petiçoes
A expansão dos mercados globalizados colocou a contabilidade brasileira em um novo patamar. As alterações na Lei das SA’s impulsionaram mudanças importantes nas práticas contábeis das empresas brasileiras. A contabilidade está passando por mais um momento evolutivo, se moldando a contabilidade internacional.
As relações de negócios estão a cada dia mais abrangente, a busca de investimentos estrangeiros
comunicação
entre
está
diferentes
em
alta,
países
assim
diante
é
tantas
impossível divergências haver nas informações prestadas. Esse fato levou a busca por normas uniforme, que gerasse informações com credibilidade e transparência, capaz de ser comparada em qualquer país. Assim os países passaram a adequar suas normas nacionais ás normas internacionais.
Com a realização do presente trabalho pôde-se ter uma visão histórica da contabilidade, visualizando as transformações, influências e evolução que essa ciência sofreu no decorrer dos anos até mudanças atuais advindas pela nova lei. Foi evidenciado o processo de normatização da contabilidade brasileira bem como os fatos que permitiram o Brasil a convergir suas normas nacionais aos padrões internacionais onde foi identificado os órgãos que estão a frente desse processo, esclarecendo o papel e função de cada um.
Diante das mudanças nas práticas contábeis direcionada para elaboração e apresentação das demonstrações financeiras, aqui voltada para o
BP e DRE, relatadas neste trabalho compreendeu-se que a maneira de evidenciar, classificar e reconhecer os elementos patrimoniais e de resultado modificam consideravelmente o resultado econômico de uma entidade o que dificulta a comparação desses relatórios, tendo em vista que cada país trabalhava de forma diferente.
Assim fica evidente a importância da harmonização das normas contábeis diante a globalização que os mercados vivem. A harmonização trouxe independência para a