A importancia da ferramenta gerencial balanced scorecard em relaçao à gestão de pessoas para a implementação da estratégia empresarial
Acimar de Oliveira
Edson Moura da Silva
(Orientador – Mestre em Administração; Especialista em Administração de Recursos Humanos; Psicólogo – edsonms@uai.com.br)
Resumo
As empresas atuam em um mercado globalizado turbulento, tendo clientes cada vez mais exigentes em um mercado em constante mutação. A evolução e o surgimento de novas ferramentas de gestão têm como objetivo precípuo facilitar e melhorar os resultados organizacionais. Dentre elas, surgiu na década de 1990 o Balanced Scorecard, sendo esta uma ferramenta gerencial utilizada como uma estratégia empresarial, que tem por objetivo precípuo traduzir em ações o que é necessário ser feito para alcançar resultados traçados no Planejamento Estratégico, por meio da gestão de pessoas. Tendo este trabalho o objetivo de demonstrar a importância da implementação do Balanced Scorecard nas organizações indiferente do porte ou natureza como ferramenta facilitadora em alinhar seus Stakeholders ao pensamento estratégico.
PALAVRAS-CHAVE: Balanced Scorecard. Estratégia empresarial. Gestão de pessoas.
1 INTRODUÇÃO
A administração científica nas empresas surgiu no século XX, inicialmente com as contribuições de Taylor e Fayol. Assim sendo, a profissionalização das organizações no contexto mundial é muito recente e vem evoluindo significativamente com surgimento de novas ferramentas para atender a demanda das mesmas. Durante este período até os dias atuais surgiram teorias contributivas com a evolução das organizações tais como, exemplificando; Administração Científica em 1903; Teoria Clássica da Administração em 1916; Teoria das Relações Humanas em 1932; Teoria da Burocracia em 1940; Teoria Comportamental em 1957; Desenvolvimento Organizacional em 1962; Teoria da Contingência em 1972.
Entre as teorias acima citadas pode-se exemplificar a Teoria das Relações