Balanced scorecard
Introdução
Nos últimos anos, os métodos de avaliação de desempenho empresarial, apoiados apenas nos indicadores contábeis e financeiros, estão se tornando obsoletos, pois só mostram os resultados dos investimentos e das atividades, não contemplando os impulsionadores de rentabilidade em longo prazo.
Por isso, tem se falado muito dos conceitos e práticas do Balanced Socrecard, o qual foi concebido inicialmente como um instrumento capaz de mensurar o desempenho de uma organização com foco não apenas em indicadores financeiros.
Neste contexto, esse trabalho busca apresentar uma ferramenta de distribuição e controle de metas, que tem como idéia central desenvolver outros indicadores no sentido de definir claramente o desdobramento da estratégia empresarial na organização.
A metodologia aplicada para elaboração deste trabalho constituiu-se dos seguintes passos... • revisão bibliográfica sobre o tema; • participação no evento BSC EXHIBITION realizado pela Fiber Consulting.; • estudo da aplicabilidade e implementação nas empresas.
1. Evolução histórica do BSC
The Balanced Scorecard – Measures That Drive Performance foi o primeiro artigo publicado sobre o assunto em 1992 pela Harvard Business Review – HBR –sintetização das constatações do grupo de estudo.
Putting the Balanced Scorecard to Work, foi a segunda publicação também realizada pela HBR no ano de 1993, com enfoque na importância dos indicadores ligados a estratégia do negócio.
Somente a partir do ano de 1996, o BSC teve sua divulgação associada à implementação e execução bem sucedida de estratégia organizacional, através do artigo Using the Balanced Scorecard as a Strategic Manangement System, também publicado pela HBR, no qual Kaplan e Norton – os pais do BSC – conectaram o conceito de painel de indicadores scorecards com a estratégia organizacional.
Em 1996, Robert Kaplan e David Norton publicaram o livro The Balanced Scorecard – Translating