O desenvolvimento da arte rupestre
A Idade da Pedra Lascada – Paleolítico Inferior – (Cerca de 500.000a.c) - Paleolítico Superior _ Aproximadamente 30 000 mil anos antes de Cristo, e a Idade da Pedra Pólida – Neolítico – Por volta do ano 10 000 a.C.
Os tempos primitivos foi uma fase extremamente importante onde o homem, vence algumas barreiras impostas pela natureza, e desenvolve gradativamente a humanidade na Terra, e uma cultura rica, e necessária para todo um desenvolvimento em comunidade. A pré- historia é uma época que antecede a escrita, por isso não há documentos escritos sobre a vida, apenas baseia-se em objetos que restaram, e mensagens feitas por sinais, pictogramas, desenhos em paredes e tetos das cavernas. Que são estudadas através de antropólogos, geólogos, paleontólogos por meio desses estudos conhecemos seus hábitos, costumes e cultura.
Segundo Charles Darwin, o ser humano evoluiu dos primatas, entretanto os primeiros seres humanos com sinais de inteligência foram os hominídeos e tiveram sua origem na África. Possibilitando o conhecimento da evolução do período pré- histórico e a sua importância para o avanço da humanidade.
O desenvolvimento homem na pré- historia.
Os hominídeos são antepassados do homem moderno, no período paleolítico, desenvolve a mente, através de suas experiências de vivência, criam conhecimentos como exemplo, técnicas de criação de utensílios para a sua subsistência, como matéria prima a madeira, a pedra e o osso, para a fabricação de diversos instrumentos como: porrete, machadinha, raspador, lança, arpão, agulhas, furadores, etc., para ajudar na caça, na alimentação, na sua defesa, e até para a criação de suas artes. Esses materiais de fabricação própria eram utilizados por todos da comunidade.
Neste período, a linguagem era pouco desenvolvida, em poucas quantidades de sons, eram muito utilizadas pinturas (desenhos) gravados em paredes e