Arte Rupestre
Isaque Emanuel Luiz – 1ª Turma: 01
O que é arte rupestre?
Manaus, AM
2015
Isaque Emanuel Luiz
O que é arte rupestre?
Professor: Renato
Manaus, AM
2015
Introdução
O presente trabalho é sobre a arte rupestre, também conhecida como gravura ou pintura rupestre, esse tipo de arte teve início no período Paleolítico Superior. A arte rupestre é encontrada em todos os continentes.
É objetivo desse trabalho é aumentar o conhecimento a respeito do inicio da arte rupestre, entender melhor como funciona, como começou, onde começou.
Desenvolvimento
Arte rupestre é o termo que denomina as representações artísticas pré-históricas realizadas em paredes, tetos e outras superfícies de cavernas e abrigos rochosos, ou mesmo sobre superfícies rochosas ao ar livre. A arte rupestre divide-se em dois tipos: a pintura rupestre, composições realizadas com pigmentos, e a gravura rupestre, imagens gravadas em incisões na própria rocha.
As principais obras eram desenhos e pinturas, tendo como tela as paredes e tetos de cavernas. Eram representados, principalmente, animais selvagens, linhas, círculos e espirais. Seres humanos eram mais representados em situações de caça. Ossos, pedras e madeiras eram utilizadas em esculturas.
A idéia de que a arte rupestre é obra dos homens pré-históricos foi aceita por especialistas apenas em 1902.
Mesmo sendo difícil resolver tal polêmica, não podemos negar que a arte rupestre é uma importante fonte de informações que nos relata sobre o tempo e os costumes de alguns grupos humanos. Para alguns estudiosos, o desenvolvimento desse tipo de manifestação esteve diretamente ligado ao processo de dominação do fogo. O controle desse elemento natural permitiu o conforto e a segurança necessários para o posterior surgimento de processos de comunicação mais complexos, como a palavra e a arte.
Em geral, podemos perceber que a arte rupestre conta com motivos de feição