O desafio da mudança
Disciplina : Ética e Gestão Empresarial
Aluno : Tiago Miguel Santos
RA: 6482314142
Curso : Tecnologia em Logística
FAC UNIDADE SUMARÉ
Poema “Alma da empresa”
No poema, compreendi que para uma empresa ser sólida e conquistar seu espaço em meio à forte concorrência existente, deve dar prioridade às âncoras que fazem com que a empresa cresça com solidez ou, desapareça do mercado.
As pessoas são o ponto chave. Valorizar e inserir os colaboradores na organização faz com que o esforço e motivação se multiplique de forma positiva.
Reter os clientes e conquistá-los garante a continuidade dos negócios, por isso, a empresa não deve ter apenas ambições no jogo ganha – perde.
A empresa que opta por buscar no mercado as inovações tecnológicas garante o avanço da informação e conhecimento acerca da organização.
Através da inserção na era digital, a empresa deve primar pela ética, pois, visar apenas o lucro não garante a credibilidade.
Ter uma missão bem definida sustenta a empresa. Quando esta é embasada através da responsabilidade social há o desenvolvimento de crenças e bom desempenho da empresa.
Portanto, para a empresa ter alma, esta deve se preocupar com a luz que renova cada dia os aspectos positivos que os colaboradores e clientes buscam na empresa. Com esta luz renovada, a empresa ganha parceiros que faz com que sua alma seja fortalecida.
O DESAFIO DA MUDANÇA: UM CASO EMBLEMÁTICO
Desafio: Examinar o caso real, procurando identificar o descomprometimento ético, embutido na cultura corporativa.
No texto, está explícito que a empresa está com deficiências devido à falta do olhar e desejo de ser “dono do negócio”. O alto escalão se preocupa com as outras atividades fora da empresa e não primam por marcar presença em decisões importantes, aliás, isto é uma característica da falta de