OS DESAFIOS PARA GESTÃO DE MUDANÇAS
Sabe-se que as pessoas são o mais importante recurso organizacional e que a vantagem competitiva das empresas está na maneira de utilizar o conhecimento dela. Saber gerir com as pessoas, e não as pessoas passou a ser o mais importante desafio interno das organizações nos últimos tempos.
Lidar com pessoas não é tarefa fácil, pois cada individuo possui suas particularidades, cabendo ao gestor saber lidar com cada uma delas usando-as não só a seu próprio favor como para, e principalmente o da organização.
A Introdução da Mudança
É sabido desde os primórdios a dificuldade do ser humano em aceitar o “novo”, isso se da pelo medo, e tal sentimento se manifesta uma vez que sua sobrevivência encontra-se em perigo. Esse fato trazido para o âmbito empresarial refere-se ao bloqueio do individuo no que se diz respeito a introdução da gestão de mudanças, que por sua vez tende a tira-lo da zona de conforto.
O gestor deve ter um feeling maior para essa situação, uma vez que geri indivíduos repletos de emoções, sentimentos e valores diferentes. A gestão de mudanças implica na inserção de novas práticas, novas ideias, e na quebra de velhos paradigmas, ou seja, acaba por causar um certo desconforto para o individuo, mexendo em sua pseudo estabilidade, pois o homem é antes de mais nada um ser em atividade que se serve de suas próprias razões, construindo com certa precipitação suas próprias ideias sobre as relações entre as coisas, levado pela ânsia de intervir decididamente nelas.
Esse fato obriga o gestor a tomar uma nova postura, não devendo mais impor mudanças, mas sim “sugerir” idéias estimulando a interação do individuo.
É fato comprovado que uma idéia nova pode encontrar acolhida, desde que seja apresentada na devida forma, ou seja, se uma ideia há de ser admitida e aceita por todos, a mesma deve ser facilmente compreendida até pelo mais tolo, tem que ser passada de forma clara e objetiva.
As ideias necessitam da força impulsora das emoções para serem