Resenha crítica do artigo Mudanças e Desafios em Gestão de Pessoas
do artigo “Responsabilidade Social: Mudanças e Desafios em Gestão de Pessoas
Ancelmo Davel Alves Júnior
INTRODUÇÃO
O artigo aborda as constantes mudanças que vem passando a área de Recursos Humanos no que diz respeito à gestão de pessoas pelas habilidades e competências e não apenas como uma mera célula produtiva, ou um número, como era normal acontecer, e qual a melhor formas de preparar e alocar este recurso com objetivos amplos, como melhorar performance pessoal e organizacional, tornando a pessoa o principal diferencial competitivo nas organizações, aumentando a produtividade, competitividade e eficiência. O texto também cita a responsabilidade social das empresas com relação aos recursos humanos que a compõem, e olha não só para o indivíduo mas para a sociedade que o cerca, suas necessidades, seus anseios, bem como as implicações e impactos de suas atividades na vida das pessoas. Hoje a gestão dos recursos humanos também enfatiza a qualidade de vida do indivíduo e da comunidade como ponto chave para o desenvolvimento contínuo em todos os aspectos.
OBJETIVOS
O objetivo principal foi traçar um paralelo entre a importância da Responsabilidade Social e a Gestão de Pessoas nas organizações, citando as principais idéias e convicções de autores em diferentes aspectos como econômico, social e individual, e como praticar a Responsabilidade Social utilizando a Gestão de Pessoas para obter diferenciais competitivos e estratégicos no mercado.
METODOLOGIA
O método utilizado pela autora do artigo é o descritivo, realizado por pesquisa bibliográfica de textos e autores relacionados ao tema, e tem um caráter explicativo pela intenção de esclarecer qual o impacto da Responsabilidade Social em gestão de pessoas e na cultura organizacional.
CONCLUSÃO
A evolução do antigo RH nos mostra que o melhor caminho a ser traçado por qualquer empresa é a descentralização na gestão de