Trabalho sobre oleo de cozinha
Referencial Teórico
O óleo de cozinha (soja, canola, algodão etc), usado na culinária em geral, é muito usado pelas pessoas; no Brasil a quantidade ultrapassa quinze litros de óleo por pessoa anualmente. O óleo quando descartado indevidamente no solo, Causa a impermeabilização do solo, impedindo a infiltração da água. Isso destrói a vegetação.
Quando descartado na pia da cozinha ele entope a encanação e as galerias de esgoto e quando chega ao seu destino final ele contamina os rios. Cada litro de óleo chega a contaminar 20 mil litros de água, ficando impossível sua descontaminação, sua reutilização não será possível.
“O óleo quando vai para a galeria de esgoto funciona como uma cola, aí vai juntando tudo. Um fiozinho de cabelo, fio dental, um pedacinho de plástico, tudo isso fica concentrado, forma-se uma massa e acaba entupindo a rede de esgoto.
Todo dia, em pelo menos trinta pontos de São Paulo é feita uma limpeza para retirar o óleo grudado na galeria.
Chega a ficar realmente entupida e isso pode provocar o que se chama de refluxo, ou seja, o esgoto retornar a residência causando incomodo, mau cheiro, etc”, diz Marcelo Morgado, engenheiro químico - Sabesp.
Justificativa
O descarte indevido do óleo de cozinha pode causar desastres incomparáveis ao meio ambiente, de destruição de redes de esgotos domésticos a degradação de solos e rios. O óleo que é mais leve do que a água fica na superfície, criando uma barreira que dificulta a entrada de luz e a oxigenação, comprometendo assim a cadeia alimentar aquática.
Em 2010 o jornal hoje exibiu uma matéria mostrando o que o acumulo de gordura faz em uma galeria de esgoto. Na época se falava muito sobre o assunto e de possíveis soluções para o problema, isso incluía a reciclagem do óleo por cooperativas, que coletam o material para transforma-lo em sabão e biodiesel.
Objetivo
Avaliar a partir deste trabalho as