o Código de ética do advogado
2.1 Ética: indispensável aos operadores do Direito
Diante da situação no mundo, a conduta humana tem sido modificada através do tempo se refletido na violência,egoísmo e na indiferença pelo outro, finalmente chegando na perda dos valores morais. Utilizando-se da Ética, o homem aplica sua consciência para apoiar e direcionar suas ações, procurando o fortalecimento de uma sociedade mais justa.
A razão de nossa reflexão, fundamentada na Ética e no papel que a mesma desempenha na área jurídica para que haja democracia, o cidadão tem de possuir consciência, o que garante acesso mais amplo aos seus direitos, e, não excluindo os seus deveres.
A Ética observa o comportamento humano e apontando seus erros e desvios; formula os princípios básicos a que deve se aplicar conduta do homem. Em Direito, quando se fala em Ética jurídica, o que se entende por isso é ética profissional, relacionado aos profissionais da área do Direito, a ética é um conjunto de regras de conduta que regulam a atividade jurisdicional, visando a boa prática da função, assim como a preservação da imagem do próprio profissional.
É no meio acadêmico que se formam e se fortalecem os ideais de honestidade e de melhor conduta, os quais servirão de base aos futuros operadores técnicos da ciência jurídica.
É essencial para nós estudantes de Direito, saber utilizar adequadamente os valores da ética, respeitando os professores e os colegas, espelhar-mos nos melhores exemplos de conduta profissional, preocupando-se sempre em separar o que é moralmente certo do que é eticamente reprovável.
É patente que a profissão de advogado representa um diferencial na sociedade, esse profissional do Direito tem um elevado grau de compromisso para com a sociedade, como prestar assistência jurídica gratuita, defender os indivíduos sem levar em conta sua opinião isolada sobre o caso e, acima de tudo, agir com bases argumentativas fundadas na verdade.
O promotor “é o mais independente dentre os operadores