Capítulo ii (artigos 8 a 24) do código de ética e disciplina do advogado,
Etica Do Advogado
Como visto em sala de aula e estudado a partir do código de ética e disciplina do advogado, tivemos a visão de como um profissional do ramo deve se comportar eticamente em seu meio de trabalho e como deve se portar ao tratar com os demais ao seu redor. Este tratamento independe de qualquer fator diferencial da pessoa com quem se relaciona como, por exemplo, nível social, poder financeiro ou profissão. Sendo assim, o advogado deve se relacionar da mesma forma com qualquer pessoa que tiver contato ao estar exercendo sua função como profissional.
Os deveres do advogado se relacionam totalmente com a sua ética, pois sendo um profissional que trata de leis iguais a todos, este fator deve estar presente em todas as suas atividades diárias. Assim como a ética é um de seus principais deveres, também é essencial ao advogado ser imparcial ao se tratar das características do cliente e não possuir qualquer tipo de preconceito, levando em conta apenas a situação do caso em que estiver trabalhando.
Assim como proposto no trabalho, o grupo respondeu a questão levantada no mesmo: “O advogado comete falta de ética ao dar tratamento diferenciado entre os clientes de diferentes níveis sociais?”. E a resposta foi unânime, todos os componentes concordam com a falta de ética do advogado ao dar tratamento