o contratualismo de hobbes e rousseau
O contratualismo de Thomas Hobbes e Jean Jacques Rousseau
Sumário: I-Introdução; II-Contexto Histórico; III-Estado de Natureza; IV-O Contrato; V-Proposta de Estado; VI-Conclusão; VII-Referências.
Resumo : O texto tem como objetivo retratar as semelhanças e diferenças entre Hobbes e Rousseau,suas concepções sobre a natureza humana,contrato social e forma de governo.
Palavras-chave: Hobbes,Rousseau,contratualismo,absolutismo,democracia
I – Introdução
O contratualismo se fez presente em diferentes épocas e de diferentes formas. No século XVII com Hobbes no qual o medo de uma morte violenta e a busca pela paz resulta em um poder absoluto e no século XVIII com Rousseau em que se pretende evitar o estado de guerra tendo como princípio um Estado Democrático, com a participação de toda a sociedade.
II – Contexto histórico
A trajetória de Hobbes é marcada por vários períodos de guerras no continente Europeu, fortalecendo assim sua visão pessimista acerca da natureza humana. Em 1618 deu-se início a Guerra dos Trinta Anos, tendo como principal assunto as tensões religiosas, já em 1642 disputas políticas entre o Parlamento e o Rei Inglês dão início a uma guerra civil na Inglaterra que durará cerca de 10 anos.
Rousseau escreve durante o século XVIII, o chamado “século das luzes”. A Europa passava por um momento de lutas sociais, ascensão da burguesia e o estímulo à crença na racionalidade através do Iluminismo. Na economia houve o desenvolvimento das correntes fisiocratas(terra como fonte de riqueza) e liberalistas(trabalho como fonte de riqueza).As ideias iluministas deixaram de ser somente propostas e foram consolidadas através do sucesso da Revolução Francesa e da Independência dos Estados Unidos
III – Natureza Humana
A respeito do ser humano, Hobbes fundamenta que no estado de natureza há a imprevisibilidade humana até porque o ser humano apresenta uma limitação