FILOSOFIA
FILOSOFIA GERAL E JURÍDICA
Título
A relação entre ética e política em Hobbes, Locke e Rousseau (Parte 1)
Número de Aulas por Semana
Número de Semana de Aula
6
Tema
A relação entre ética e política em Hobbes, Locke e Rousseau (Parte 1)
Objetivos
Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:
• Identificar o conceito de jusnaturalismo moderno;
• Identificar o conceito de contratualismo;
• Analisar a expressão "estado de natureza" como uma referência hipotética a uma condição não-política em que há uma pluralidade de indivíduos titulares de direitos naturais originais.
Estrutura do Conteúdo
Unidade 2 ? Os contratualistas e a crítica da razão 2.1. A relação entre ética e política em Hobbes, Locke e Rousseau (Parte1).
Pontos da aula:
• O conceito de jusnaturalismo moderno;
• O conceito de contratualismo;
• A expressão "estado de natureza" como uma referência hipotética a uma condição não-política em que há uma pluralidade de indivíduos titulares de direitos naturais originais.
IMPORTANTE:
Segundo José F. Fernandez Santillán, especialista em filosofia moderna, na obra Hobbes y Rousseau: entre la autocracia y la democracia, prefaciada por Norberto Bobbio, observa que o jusnaturalismo moderno se inicia com Hobbes, cujo modelo inaugura a dicotomia estado de natureza e sociedade civil (1992, p.13). Neste ponto, importa destacar, em linhas gerais as particularidades dos grandes clássicos do jusnaturalismo moderno, cujas obras representam a expressão mais significativa do pensamento jurídico-político universal. Assim, nesta aula, deve-se buscar articular as diferenças entre tais autores, principalmente, entre Hobbes e Rousseau por representarem dois tipos opostos de Estado.
Aplicação Prática Teórica
O aluno deverá consultar seu material didático a fim de responder ao seguinte caso concreto: Caso 1 ? Os contratualistas
De um modo geral, o termo