O Conto Literário: Um Estímulo Na Formação Do Leitor Crítico
Faculdade de Ciências Contábeis
CEPPEV-Centro de Pós-Graduação e Pesquisa Visconde de Cairu
Curso: Especialização em Educação Infantil
Professora: Patrícia Cortez
Disciplina: Desenvolvimento Biológico da criança de 0 à 5 anos
Aluna : Ana Caroline Ramos Rodrigues Ferreira
Resumo:VASCONCELLOS,Maria de Fátima Barboza. As fases do desenvolvimento da criança de 0 à 6 anos.( Revisão de Literatura)
O DESENVOLVIMENTO INFANTIL DE 0 A 6 ANOS
INTRODUÇÃO
Esse texto teve o objetivo de verificar como se desenvolve as crianças de 0 à 6 anos de idade,abordando aspectos cognitivo,físico e motor desde a sua fase embrionária,nascimento até a sua infância.
Desenvolvimento humano é um processo de crescimento e mudança a nível físico, do comportamento, cognitivo e emocional ao longo da vida. O conceito de criança e infância é uma noção mutável ao longo da história. Várias sociedades possuem sua idéia do que vem a ser criança. Este conhecimento depende de fatores como: classe social, religiosidade, cultura e educação. Um país de proporções continentais como o Brasil reflete este posicionamento, devido as suas diferenças de regiões e classes econômicas. As crianças desde bebês necessitam ter uma rotina bem planejada, estruturada e organizada para o seu melhor desenvolvimento por lhe proporcionado conforto, segurança, maior facilidade de organização, espaço temporal, e a liberta do sentimento de estresse que uma rotina desestruturada pode causar a criança.
A criança conquista através da percepção todo o universo que a cerca, sente necessidade de explorar o espaço, porque é o momento em que o desenvolvimento da habilidade “andar” está no auge e a fala atinge uma verdadeira importância. Neste estágio o termo projetivo está relacionado ao funcionamento mental que está florescendo na criança. E um período em que se utilizam atos motores para auxiliar a exteriorização do pensamento. Porém, as instituições de ensino infantil precisam ser