Fichamento Fun Es Da Literatura
Literatura - distinguir e classificar textos de escrita imaginativa.
Madame de Staël - como textos científicos diferem dos literários, dedicados a construir uma realidade paralela e apoiados na imaginação. Literatura x ciência= O literário invenção e quebra de padrões de escrita e representação do mundo e do homem. Ciência procura precisão, comprovação, causa e efeito, explicar como a realidade se constrói nos humanos.
As pessoas vêem literatura como história inventada ou de texto para ser declamado, com sons parecidos ao final de linhas.
Literatura= arte da palavra, fenômeno de criatividade, representa o mundo, surge com monteiro lobato literatura infantil = Objeto cultural. histórias ou poemas que cativam e seduzem as crianças. Alguns livros nem foram escritos para elas, mas passaram a ser considerados literatura infantil.
Os textos literários envolvem, emoção e a razão, provoca surpresa, por fugir ao padrão. leitura que exige habilidades e conhecimentos de mundo, de língua e de textos bem específicos de seu leitor. PADROES LITERARIOS = definir a linguagem
Literatura infanto-juvenil seu produtor é um adulto que deseja chegar ao nível da criança e do jovem, sendo impossível, desfazer seu status de adulto.
Literariedade= texto como literário, suas características. linguagem cotidiana= transparente objetiva, finalidade, prática, visando a comunicação. linguagem literária= desvio de significado das palavras, certa opacidade, as palavras sendo ressignificadas. Por trás da definição de literatura está um ato de seleção e exclusão a literalidade.
Conhecimento de literatura amplia para saberes históricos e culturais. Para que a literatura cumpra seu papel é necessário a mediação do professor desencadeador das múltiplas visões que cada criação literária sugere, enfatizando