Professora
Andréia Oenning Morgan
Professora Orientadora: Neide Pereira
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso Pedagogia (PED 0045) – Trabalho de Graduação
26/11/2012
RESUMO
O hábito da leitura é um processo constante, que começa desde cedo na infância, em casa e, sucessivamente na escola. É de suma importância essa parceria escola e família, motivando e estimulando a criança a ouvir histórias, a ter contato direto com os livros, levando em consideração ao desenvolvimento satisfatório e produtivo á leitura. A literatura infantil contribui no desenvolvimento emocional e cognitivo da criança. E, se a criança se interessa em leitura, mais fácil ela aprenderá a ler e a se tornar um leitor capaz. Outro fator importantíssimo em relação á leitura é a influência do professor na contribuição positiva no desempenho da criança no ato de ensinar a ler e a gostar de ler. Trabalhar com o lúdico resulta em progressos satisfatórios, pois, o educando aprende brincando. Cabe ao professor estipular momentos apropriados para a leitura, sem que a criança se sinta forçada e, naturalmente ela se integre aos conteúdos relacionados ao planejamento escolar. Esta ampla atuação permite uma melhor compreensão com o mundo que a cerca, transformando a criança em um leitor pensante, crítico e consciente do seu papel frente à sociedade.
Palavras-chave: Literatura Infantil. Hábito. Leitura.
1 INTRODUÇÃO
A literatura infantil é uma arte que deve ser contextualizada no âmbito escolar. E a educação se preocupa em oferecer uma formação adequada aos leitores críticos e atuantes na sociedade, pois, vivemos em meio á muitas mudanças.
Para as crianças, os contos infantis auxiliam no crescimento afetivo, na interação com todos em sua volta e, principalmente contribui na superação de desafios existentes no seu dia a dia. Por isso, é importante haver a participação e a conscientização de parcerias entre os