Direitos Humanos
Resenha Crítica
Treze Reflexões sobre Polícia e Direitos Humanos
Resenha crítica das Treze Reflexões sobre Polícia e Direitos Humanos
Ao falar-se em polícia e direitos humanos parece que estamos diante de coisas opostas, mais especificamente em antagonismo. Muitas são as causas que geraram tal imagem entre estas ambas as forças de Estado, a título de exemplo nós temos são inúmeras ocorrências de torturas e sofrimentos ocasionados durante guerras civis nos inúmeros países dos quatro hemisférios do mundo.
No entanto isso não é típico somente no âmbito interno dos países, há muitos anos a humanidade vem sofrendo com a atuação das policias e força armadas.
Percebe-se que nunca haverá uma satisfação entre estes (polícia e direitos humanos), uma vez que aquela quererá, a qualquer custo, garantir a ordem pública e a paz social independentemente da forma e como será aplicada a força, já este (direitos humanos) seja qual for a espécie de cerceamento de direitos a integridade física e psicológica de um dado individuo, aplicado pela instituição que exerça o poder de policia será causa de não garantia de direitos humanos.
Infelizmente atualmente percebe-se uma divisão ideológica de existência de dois grandes grupos existentes em uma sociedade, são eles os militares e os civis. Podemos perceber que tal fato foi ocasionado por uma triste realidade vivida no Brasil, como foi a ditadura militar em que muitos civis foram barbaramente massacrados pela força policia sob o argumento de se garantir a república Federativa do Brasil.
Isso ainda hoje reflete em nosso convívio funcionando assim como uma espécie de divisão, o que é irreal, uma vez que o militar propriamente dito também é um cidadão merecedor de direitos e de respeitos.
O policial militar é um dos agentes públicos mais visados pela sociedade e principalmente pela mídia, que vem nele o exemplo a ser dado por ser