Anita Malfatti
Um pouco da biografia de Anita...
Filha do engenheiro italiano Samuel Malfatti e da norte-americana Betty Krug, Anita nasceu com atrofia no braço e na mão direita. Mas aos 3 anos foi levada pelos pais para Itália, a fim de corrigir o defeito congênito. Porém, os resultados do tratamento médico não foram animadores e Anita teve que carregar essa deficiência para o resto de sua vida.
Ela iniciou seus estudos em 1897 no colégio São José de freiras católicas, ali ela foi alfabetizada. Posteriormente Anita estudou em escolas protestantes como Escola Americana e em seguida no Colégio Mackenzie onde, em 1906, recebe o diploma de Normalista ( Estudante do curso pedagógico, que formava professoras nas escolas normais de todo o país para o ensino primário).
Nesse meio tempo seu pai veio a falecer. Sem recursos para o sustento dos filhos D. Betty começou a dar aulas particulares de idiomas, de desenho e pintura também. Anita sempre acompanhava as aulas e nelas tomava parte. Portanto, foi sua própria mãe quem lhe ensinou os rudimentos das ártes plásticas.
Para finalizar minha parte eu quero ler com vocês, esse pequeno trecho que Anita escreveu assim que se descobriu como pintora:
"Eu tinha 13 anos, e sofria porque não sabia que rumo tomar na vida. Nada ainda me revelara o fundo da minha sensibilidade[...]Resolvi, então, me submeter a uma estranha experiência: sofrer a sensação absorvente da morte. Achava que uma forte emoção, que me aproximasse violentamente do perigo, me daria a decifração definitiva da minha personalidade. E veja o que fiz. Nossa casa ficava próxima da estação da Barra Funda. Um dia saí de casa, amarrei fortemente as minhas tranças de menina, deitei-me debaixo dos dormentes e esperei o trem passar por cima de mim. Foi uma coisa horrível, indescritível. O