Termo de abertura de Projeto de Construção
Implantação do sistema na Universidade Federal de Goiás - UFG
1 – Apresentação descritiva e relato do processo de implantação. Ferramentas adotadas e resultados obtidos: A UFG conta com cerca de 2.250 servidores técnico-administrativos em seu quadro funcional. A Aplicação da ferramenta de avaliação de desempenho vem sendo aplicada desde 1990 na universidade. Porém, desde então, o Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos vem passando por dificuldades, não só em relação a aplicação da avaliação, mas também na análise de resultados. Por ser um processo de gestão manual e ao considerarmos também o número elevado de funcionários, normalmente quando se terminada o processo da avaliação e a publicação de seu resultado, já estava começando os preparativos para a próxima. Isso dificultava uma análise precisa dos dados e assim, era difícil trabalhar no desenvolvimento dos técnico-administrativos.
Com o objetivo de auxiliar no processo de gestão de pessoas, foi criado o SAD (Sistema de Avaliação de Desempenho) com a coordenação do setor de Recursos Humanos. Com este sistema é possível analisar e refletir sobre o trabalho desempenhado pelos servidores, docentes e técnico-administrativos em atividades técnicas e administrativas do ambiente de trabalho. A ferramenta traz também, o benefício de todas as informações estarem disponibilizadas via web.
O objetivo principal da Avaliação de desempenho é aprimorar o desempenho das atividades técnicas e administrativas visando a gestão dos talentos humanos e melhorias nos processos desenvolvidos pela Universidade.
O processo de avaliação consiste em quatro etapas:
I – Auto Avaliação II – Avaliação da equipe III – Avaliação individual dos membros da equipe IV – Avaliação da unidade/órgão
Diagrama do Sistema:
DDRH – Gerencia o processo de avaliação: Abrir processo de avaliação, cadastrar formulários, cadastrar cronograma, cadastrar subcomissões, emitir relação dos membros das subcomissões,