O conto literário: um estímulo na formação do leitor crítico
Joabe de Castro Silva
Resumo: A leitura é um dos meios de desenvolvimento da linguagem e da personalidade, favorece a remoção de barreiras educacionais e promove o exercício intelectual. Mas como proporcionar seu estímulo através do conto literário? E, ainda, como que, partindo-se da mesma, forma-se um leitor crítico? Essas são algumas questões propostas nesse artigo, que visa reconhecer no conto propriedades que viabilizam o hábito da leitura significativa. Dessa forma, parte-se do universo lúdico o intento de desenvolver, por meio da leitura prazerosa, a compreensão de imagens mais complexas a partir desse gênero. Diante da pesquisa realizada, torna-se possível definir e explanar a respeito do conto, diferenciando-o de qualquer outro gênero literário. Assim, revela-se a possibilidade de se promover a capacidade crítica de leitura, fundamentada por uma perspectiva menos formal. Nesses termos, faz-se uma investigação sobre a origem, as unidades, estrutura, linguagem e tipos de conto, com a finalidade de aproximar-se da dimensão que envolve esse gênero tão incisivo e intrigante.
PALAVRAS-CHAVE: Conto literário, Formação do leitor, Leitor crítico, O lúdico, Leitura significativa.
INTRODUÇÃO
A preocupação crescente em relação ao estímulo do hábito de leitura na juventude tem resultado em diversas pesquisas que enfatizam a importância de suscitar nos alunos o interesse por textos literários e de discutir a respeito das obras lidas, com a finalidade de despertar a criticidade em sua leitura. Este artigo surge desta preocupação e tem como enfoque práticas que estimulam o interesse pela literatura - em seu sentido mais restrito, ou seja, como acervo artístico e cultural - através do conto literário.
Assim, o ponto de apoio dessa pesquisa parte de uma estratégia, no âmbito dos gêneros literários, que consiste no estímulo da leitura através dos