O Contador como consultor das micros e pequenas empresas
O CONTADOR COMO CONSULTOR DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
SÃO PAULO
2014
O CONTADOR COMO CONSULTOR DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
Monografia de final de curso apresentada ao ______________________________________________________________________________________________como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Ciências Contábeis
São Paulo
2014
1 Introdução
As micro e pequenas empresas são detentoras de grande parte da economia brasileira, mas sofrem com um alto índice de mortalidade, ainda nos primeiros anos de suas atividades, enfrentando diversos problemas que, algumas vezes, estão relacionados à sua gestão (SEBRAE).
A sobrevivência de uma empresa nos dias de hoje está relacionada à capacidade de antever cenários adversos ou favoráveis e realizar mudanças rápidas de rumo para se adaptar à nova realidade. Nessas circunstâncias o contador é fundamental para auxiliar o pequeno empresário, pode desde auxiliar no fechamento de um novo negócio até traduzir a legislação para o empreendedor e explicar quais são os benefícios reais de práticas como a adoção de participação nos lucros.
A grande parte dos empresários veem o contador como uma obrigação para seguir a legislação e as rotinas da empresa e contratam um escritório terceirizado, sendo que o contador, mesmo o contador de um escritório terceirizado, pode atuar positivamente como um consultor e ter participação ativa na gestão e tomadas de decisões a partir de analises de mercado e demonstrações contábeis.
A real importância deste trabalho é demonstrar que o contador como consultor contribui significativamente para a gestão das entidades. Dessa forma sua utilização como um instrumento de auxílio às pequenas empresas visa melhorar seus procedimentos gerenciais internos e assim poder contribuir