Planejamento estratégico
Por: Marcelo Nascimento Boechat
As empresas fazem planejamento estratégico para aumentar as chances de sucesso nesse mundo de negócios que muda constantemente. É evidente que os planos não são uma garantia ou uma ciência que mostra o que é certo ou errado em relação ao futuro, contudo é um processo que prepara a empresa aumentando a probabilidade de que a mesma esteja no lugar certo e na hora certa.
As Micro e pequenas empresas (MPEs) são as que mais precisam de planejamento estratégico, pois conseguem se posicionar melhor no mercado, para que tenham a mesma visão de futuro e para ter certeza de que vão sobreviver neste mercado tão competitivo. (TIFFANY & PETERSON, 1998).
Nosso objetivo principal é apresentar quais são as limitações na implantação do Planejamento Estratégico em Micro e Pequenas empresas. Além disso, proporcionar informações acerca do planejamento estratégico voltado para micro e pequenas empresas e identificar as razões para a baixa efetividade da utilização do Planejamento Estratégico nas MPEs.
Longenecker et al (1997) consideram os micro e pequenos empresários como empreendedores, heróis populares da moderna vida empresarial. Segundo os autores, eles fornecem empregos, introduzem inovações, estimulam o crescimento econômico e são percebidos como energizadores que assumem riscos necessários em uma economia em crescimento.
A classificação das MPEs, de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), em relação ao número de empregados, obedece aos parâmetros constantes da Tabela 1 e é considerado o de mais fácil entendimento e mensuração.
Tabela 1 – Classificação MPES / Taxa de Ocupação
|PORTE / SETOR |INDÚSTRIA |COMÉRCIO/ SERVIÇOS |
|Microempresas |Até 19 empregados |Até 9