Economia
A análise se propõe a criar três cenários futuros para a economia brasileira usando indicadores econômicos como base e fatores ou fatos que colaborariam em uma variação desses índices.
Os cenários abordados serão:
O caos político: Nessa proposta a economia brasileira seria afetada negativamente por problemas no sistema político brasileiro como corrupção e comportamentos antidemocráticos. A instabilidade política abala a economia brasileira que vinha em um bom ritmo de crescimento após um período forte de investimentos voltados para a realização da copa do mundo e das olimpíadas.
Só quero saber do que pode dar certo: Nesse cenário a idéia é mostrar que mesmo com os problemas que acontecerão durante os próximos dez anos o Brasil vai continuar em um bom momento e vai se consolidar como uma das grandes potências mundiais. A tentativa nesse cenário é expressar a minha opinião sobre o que acontecerá com a economia brasileira em 2020.
Sonho é bom, mas lugar de sonho é na padaria: A abordagem aqui é de que tudo vai dar certo. O país vai crescer motivado por reformas políticas e tributárias, os investidores vão alcançar bons resultados e vão re-investir os ganhos no Brasil. A economia estará aquecida com a população consumindo e transformando o mercado interno brasileiro no maior do mundo.
Os cenários foram escritos considerando que o autor está no ano de 2020 e está olhando para o passado para entender a situação atual do país.
Um dos indicadores selecionados para essa análise é a taxa Selic por ser a taxa que serve como referencia para a cobrança de juros no Brasil. A idéia é utilizar a taxa SELIC para mostrar como a variação dos juros aplicados no Brasil colabora ou interage em cada um dos cenários.
O IPCA também será utilizado para ilustrar os índices de inflação e principalmente para mostrar como o poder de consumo do mercado brasileiro e a capacidade produtiva (oferta x demanda) das indústrias, do mercado agrícola e do terceiro setor