O Capitulo Cinco A Imagem
CURSO:
Licenciatura em Artes Visuais
DISCIPLINA:
Percepção e comunicação visual.
PROFESSOR (A):
Marco Antônio Scutti da Costa Brava
ALUNO:
Wellington de Souza Moura
A parte da Arte
Título: “A Imagem”
AUMONT, Jacques. A Imagem; Papirus Editora: Campinas – SP, 2006.
No capitulo cinco “A parte da Arte” o estudo da imagem estará voltado para suas questões artísticas, no inicio do capitulo sua abordagem com relação ao estudo da imagem será dividida em três tipos de perspectiva: a imagem abstrata; a imagem expressiva e a imagem aurática. A partir destes estudos o autor busca analisar os valores particulares que englobam a esfera da arte e em que contexto a mesma se aplica (originalidade, criatividade e inovação).
Nesse contexto a imagem abstrata designa o afastamento da realidade Aumont esclarece que a arte abstrata é dotada de uma definição negativa, pois ela é a arte das figuras não-representativas, o sujeito abandona a fidelidade em representar a natureza e utilizar fatores psicológicos na representação de uma "imagem pura”; Quanto à imagem expressiva, as mesmas questões da imagem abstrata em relação a sua representação psicológica estão relacionadas, porém o sentido da imagem expressiva será somente de expressar algo ou alguma coisa.
A imagem expressiva depende dos meios de expressão, o termo pode ter uma definição pragmática que induz o espectador a certo estado emocional. Mas a emoção não é gerada somente pela imagem, sim resultado da combinação da obra de arte com a música, por exemplo, utilizados conscientemente e de modo a suscitar comoção.
O autor dará algumas definições para o termo expressão: A pragmática a expressividade da obra induzira seu destinatário a um certo estado emocional; a realista refere-se aquilo que exprime realidade; a subjetivista exprime na obra informações sobre o sujeito criador; a formal os elementos estarão ligados a seus componentes históricos, na definição formal era expressiva a obra cuja