O Capitulo Tres A Imagem
CURSO:
Licenciatura em Artes Visuais
DISCIPLINA:
Percepção e comunicação visual.
PROFESSOR (A):
Marco Antônio Scutti da Costa Brava
ALUNO:
Wellington de Souza Moura
A parte do dispositivo
Título: “A Imagem”
AUMONT, Jacques. A Imagem; Papirus Editora: Campinas – SP, 2006.
O terceiro capitulo é “A parte do dispositivo”, nele o autor aborda os fatores e determinações sociais que levam a criação da imagem e inclui também as condições em que essa imagem foi criada. Serão levantados os principais espaços da imagem: o espaço plástico e o espaço do espectador (conjunto de elementos que caracterizam essa imagem com a qual o espectador se defronta: superfície, gama de cores e valores, e matéria da própria imagem). No espaço concreto e o espaço abstrato voltamos a falar sobre a percepção da imagem, o autor trata a distância psíquica entre um sujeito espectador e uma imagem organizada pelo jogo dos valores plásticos, sua percepção com relação ao espaço representado e sua superfície.
O tamanho da imagem é descrito como uma das principais característica no estudo do dispositivo, pois é a dimensão dessa imagem que nos da o entendimento, a ideia de que ela foi produzida para situar-se em um meio e isso é determinante para a visão que temos da mesma. Aumont conclui que o tamanho é de fundamental importância, pois é ele quem vai determinar e especificar a relação que o espectador estabelecerá entre o próprio espaço e o espaço plástico da imagem.
Quanto a cinema, exemplos e a importância do close são discutidos, pois o mesmo seria “uma demonstração permanente do poder deste dispositivo”, por produzir efeitos que tiram partido do tamanho relativo da imagem e do objeto representado em relação ao sentido e a distancia que ele proporciona ao espectador (seria uma proximidade psíquica e uma intimidade extrema, em outras palavras é a materialização do tato visual).
Já a moldura (o limite da imagem), segundo o autor é ela quem define a fronteira