Sintaxe da Linguagem Visual - resumo prefacio
O livro “Sintaxe da Linguagem Visual”, escrito por Donis A. Dondis, é constituído por: sumário, prefácio, nove capítulos, bibliografia e fontes das ilustrações. O livro possui ao todo 236 páginas. O capítulo 1, “Caráter e conteúdo do Alfabetismo Visual”, está dividido em seis subtópicos e ao final, três questões, todo o conteúdo deste capítulo foi desenvolvido em 24 páginas.
Através da leitura deste capítulo, podemos perceber que suas partes se inter-relacionam ao tema proposto e que o conteúdo é trabalhado com coerência. É um capítulo introdutório, que ajuda o leitor a se familiarizar com os termos, conceitos e ideias que serão desenvolvidos nos próximos capítulos, o que facilita para a compreensão daqueles que não estão familiarizados com o estudo em artes visuais e sobre a teoria de analise de imagem, Gestalt.
O primeiro subtópico “Quantos de nós vêem? está dividido em quatro parágrafos, nos quais a autora aborda a complexidade do caráter e do conteúdo da inteligência visual, além de destacar que o objetivo deste livro é transformar os indivíduos em pessoas visualmente alfabetizados. Com o objetivo de tornar suas ideias e argumentos mais claros para o leitor, utiliza exemplos coerentes sobre a preferência do homem pela informação visual.
No subtópico “A falsa dicotomia: belas artes e artes aplicadas”, são destacadas as concepções de belas-artes e artes aplicadas sobre três perspectivas, as atuais, a dos pré-renascentistas e a de Bauhaus e como estas concepções estão relacionadas às abordagens subjetiva (belas-artes) e objetiva (artes aplicadas) e como estas estão intimamente relacionadas. Para tornar mais claro seus argumentos