O Bullying N O Brincadeira
Bullying é definido como um comportamento agressivo intencional. Ele pode ser físico (como empurrar ou bater) ou verbal (ferir alguém com insultos ou comentários maldosos).
Estudos mostram que cerca de 15% a 20% das crianças são vítimas de bullying “às vezes ou frequentemente” e 15% a 20% admitem intimidar os colegas com alguma frequência, de acordo com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos.
Para evitar o bullying os pais devem ficar de olho nos filhos. Quanto mais você souber sobre seus amigos e os detalhes sobre seu relacionamento com os colegas, mais fácil será fazer a detecção de qualquer alteração nas interações sociais da criança.
Converse com seu filho todos os dias especificamente sobre assuntos relacionados a escola e as atividades do dia, como: com quem a criança tomou seu lanche ou qual foi a pior parte do seu dia. Essa é uma forma importante de estabelecer uma boa comunicação com seu filho para que ele saiba que pode contar com seu apoio quando houver algum problema. Há algumas medidas a serem tomadas como:
Conversar com os alunos e escutar atentamente reclamações ou sugestões;
Estimular os estudantes a informar os casos;
Reconhecer e valorizar as atitudes da garotada no combate ao problema;
Criar com os estudantes regras de disciplina para a classe em coerência com o regimento escolar;
Estimular lideranças positivas entre os alunos, prevenindo futuros casos;
Interferir diretamente nos grupos, o quanto antes, para quebrar a dinâmica do bullying.
Grupo: Viviane Malaquias Brasil, Karyn Thayna Sousa Costa, Guilherme Gomes Haguihara, Elora Geovana Queiroz de Morais e Geovanna Moreira Arruda