HISTÓRIA DA GOTA - doença Ácido úrico
Reumatismo dum corisco!
Por Manuel Luciano da Silva, Médico.
Reumatismo dum corisco!
- Qual é o reumatismo que ataca o homem, à falsa fé, como se fosse um raio fulminante, com dor atroz, na calada da noite?
- Qual é o reumatismo que ataca o homem, subitamente, com dor excruciante, como se fosse uma lança penetrante de ferro em brasa?
- Qual é o reumatismo que assalta o homem, que se julga saudável, com dor esmagadora, como se fosse a roda de um carro de bois que lhe passasse por cima dum pé?
- Qual é o reumatismo que causa dores horríveis como se fosse um cão danado que tivesse os dentes cravados no pé do homem?
- Qual é o reumatismo que ataca o noivo, em plena lua de mel, de madrugada, quando o galo canta, a anunciar o romper do dia?
É o reumatismo dum corisco! É o reumatismo gotoso! É a gota!
Qual é a origem do reumatismo gotoso?
São os cristais de ácido úrico, ou melhor os uratos de sódio (biurato monossódico) que se depositam à volta e dentro das articulações, com especial preferência para o dedo grande do pé. Os cristais de urato vistos ao microscópio têm a aparência de alfinetes ou pedaços de vidro aguçados a espetar por dentro a junta da articulação, causando, por isso, dores lancinantes e pungentes, a ponto do peso dos lençóis se tornar insuportável!
Os cristais de ácido úrico são como que vidros partidos ou agulhas a espetar dentro das articulações
Ácido úrico
De onde é que vem o ácido úrico? Das cinzas do nosso corpo! O nosso corpo é uma fogueira que está sempre a arder! É por isso que temos uma temperatura regulada de trinta e sete graus centígrados. Quando a fogueira do nosso corpo se apaga, esticamos o pernil, e o nosso corpo fica frio, como acontece à lareira quando o lume se apaga... Para acendermos o fogo de uma lareira podemos usar achas de várias madeiras, tais como, pinheiro, carvalho, castanheiro, sobreiro, eucalipto, etc. No final, teremos, conforme o tipo de madeira que usarmos, cinzas de pinheiro, de