Gota
Gota: doença no metabolismo das purinas
Introdução:
Gota ou "Doença dos Reis" é uma enfermidade causada principalmente pelo depósito de cristais de ácido úrico nas articulações e na derme. Reconhecida há séculos e hoje é entendida como a forma de artrite mais frequente em homens; acometendo 1 a 2% deles em países ocidentais. Pode manifestar também através de nefrolitíase e disfunção renal. Está associada a outros distúrbios metabólicos, como dislipidemia, alterações do metabolismo glicêmico, síndrome metabólica, hipertensão arterial e doença cardiovascular.
Foi descrita pela primeira vez por Hipócrates, no século V a.C. A maior incidência ocorre entre os 30-50 anos de idade, com predomínio do sexo masculino (95%). No sexo feminino ocorre geralmente após a menopausa. A gota é uma das doenças mais antigas registradas na história da medicina. Trata-se de uma doença crônica, não contagiosa, mas que passa pelas gerações de uma mesma família. Estima-se hoje que 2% da população mundial sofram de gota e que entre os doentes, há uma mulher para cada oito homens. A doença que aparece geralmente após os 35 anos de idade, ocorre devido a um acúmulo de ácido úrico no sangue e isto pode acontecer tanto pela produção excessiva quanto pela eliminação deficiente da substância.
Na maioria das vezes, o primeiro sintoma é um inchaço do dedo grande do pé acompanhado de dor forte. A primeira crise pode durar de 3 a 10 dias, e após este período o paciente volta a levar uma vida normal, o que geralmente faz com que ele não procure ajuda médica imediata. Uma nova crise pode surgir em meses ou anos e comprometer a mesma ou outras articulações. Geralmente as crises de artrite aparecem nos membros inferiores, mas pode haver comprometimento de qualquer