bullying
Equipe: Ana clara n. Sampaio
Carolina Tavares
Fernando Lucas
Maria vitória
Larissa lima
Rondi kivile
Ano: 7º Turma: C Turno: tarde
Bullying diferentes exemplos e como lidar
Fortaleza, 19/03/2013
Introdução
Neste trabalho falaremos sobre o bullying sobre como prevenir, como identificar, diferenças entre bullying feminino e masculino, o que leva a praticar, o que é bullying e o que não é, como agir com alunos envolvidos em casos de bullying, o que o professor pode fazer para identificar e etc.
As matérias usadas serão geografia história e matemática, em matemática usaremos gráficos para demonstrar. Em história e geografia falaremos como evitar o que é o bullying, gráficos com cidades e etc.
O que é bullying?
É uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva por um ou mais alunos contra um ou mais colegas.
O que não é bullying?
Discussões ou brigas pontuais não são bullying. Conflitos entre professor e aluno não são bullying. Para ser bullying, é preciso que a agressão ocorra entre pares (colegas de classe ou de trabalho por exemplo). Todo bullying é uma agressão, mas nem toda agressão é bullying.
O professor pode identificar os atores do bullying?
Claro que existem as brincadeiras entre colegas no ambiente escolar. Mas é necessário distinguir a diferença entre uma piada aceitável e uma agressão. Isso não é tão difícil como parece. Basta que o professor se coloque no lugar da vítima. E se pergunte: apelido é engraçado? Como me sentiria se fosse comigo?
Existe diferença entre o bullying praticado por meninos e por meninas? Sim. As ações dos meninos são mais agressivas, por tanto mais fáceis de perceber. Eles batem, gritam, empurram. Já as meninas não o problema se apresenta de forma mais discreta. As manifestações podem ser fofocas, exclusão, boatos, sussurros. As garotas raramente dizem por que fazem isso. Quem sofre não sabe o motivo