O brincar
O brincar na Educação Infantil
“Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.”
Carlos Drummond de Andrade
UnB – FE – PARFOR
Aluno: MARCELO SILVA WANZELLER
Mat. 130139297
Professora: Janaína
Turma - A
É fundamental que se assegure à criança o tempo e os espaços para que o caráter lúdico do lazer seja vivenciado com intensidade capaz de formar a base sólida para a criatividade e a participação cultural e, sobretudo para o exercício do prazer de viver, e viver, como diz a canção... como se fora brincadeira de roda...
Marcelino (1996, p. 38)
"O brincar é uma necessidade básica e um direito de todos. O brincar é uma experiência humana, rica e complexa." (ALMEIDA, M. T. P, 2000).
Brincar é uma extraordinária forma de entendimento e, por meio dela, que a criança pode espelhar o seu dia-a-dia. A brincadeira na Educação Infantil é uma atividade essencial para as crianças, onde a mesma não tem somente um valor de divertimento, mas de criar portas para confrontar-se com o mundo e seus desafios.
Para explicar a brincadeira infantil, lembramos a seriedade do brincar para o desenvolvimento integral do homem nos aspectos físico, social, cultural, afetivo e cognitivo, tentando conscientizar pais, educadores e sociedade de que o ato de brincar faz parte de uma aprendizagem prazerosa que não á apenas lazer, mas sim, um ato de aprender.
"... A criança deve ter todas as possibilidades de entregar-se aos jogos e às atividades recreativas, que devem ser orientadas para os fins visados pela educação; a sociedade e os poderes públicos devem esforçar-se por favorecer o gozo deste direito". (Declaração universal dos direitos da criança, 1959 – ONU 20/11/1959).
Ainda brincar é uma das atividades fundamentais para o