Planejamento Participativo em Educação Formal
Planejamento Participativo Em Educação Formal
Planejar é um processo contínuo na vida do ser humano. Ao acordarmos nosso primeiro pensamento é “o que faremos, como, e a que horas faremos”. Isso nada mais é que planejar nosso dia. Um planejamento bem sucedido requer uma estratégia eficaz, técnica adequada, decisões tomadas coerentemente, levando em consideração qual a melhor maneira, quanto tempo levará para atingir o objetivo, uma vez que deverá desconsiderar-se a improvisação.
Para que haja sucesso no planejamento a participação do fator recursos humanos é primordial. O planejamento participativo tem uma visão múltipla integrada e sustentável de desenvolvimento. Cada alternativa representa um caminho possível para chegar à situação desejada, e implica outra maneira de utilizar os escassos recursos que estão a nossa disposição. Para concretizar as decisões, é necessário que haja o envolvimento das pessoas e, que comprometam-se a atuar ativamente , nas decisões tomadas .Quando ocorre a participação de várias pessoas no planejamento, abre-se um leque bem maior de opções, mais experiências a serem passadas, diferentes olhares sobre os temas tratados. Além de permitir a ampliação da capacidade de ação complementação de especialidades, até mesmo diminuindo custos e permitindo um trabalho com mais qualidade. Coordenar ideias, ações perspectivas e compartilhar preocupações e utopias, em vez de priorizar a conformação de instâncias formais e estáticas. Não existe um modelo para isso. De acordo com as características próprias de cada coletivo, encontrar-se-á o mais adequado. Em todo caso, deve contribuir para maior eficácia, clareza e profundidade no que se faz.
Para que o planejamento seja efetivo, é necessário garantir a participação das pessoas, e esta participação é requisito prévio para o sucesso do planejamento..
Segundo o autor, há três linhas diferentes de ação que a escola pode usar no seu