O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Cuidar e educar são impregnar a ação pedagógica de consciência, estabelecendo uma visão integrada do desenvolvimento da criança. Quando se propõe a trabalhar com crianças, devemos ter como princípio, conhecer seus interesses e necessidades sabendo verdadeiramente quem são. É importante, procurar saber um pouco da historia de cada uma, conhecer a família, as características de sua faixa etária e a fase do desenvolvimento em que se encontra, além de considerar o tempo em que elas permanecem na escola. A todo instante em que se relaciona com outras pessoas, seja educador ou educando, se ensina e aprende-se trocando experiências, pratica-se o cuidar e o educar nas mais diversas atividades rotineiras.
A indissociabilidade entre educar , cuidar e brincar implica em criar uma ação pedagógica de apoio a uma visão integrada do desenvolvimento infantil, respeitando a diversidade, o momento e a realidade de cada criança criando situações de aprendizagem significativas e prazerosas. Com tudo, é preciso refletir como educar cuidar e brincar, podem auxiliar o desenvolvimento das capacidades de apropriação e o conhecimento da criança em relação a si e o mundo, lembrando que, para elas, a fase inicial e aporta de entrada para uma vida social e mais ampla, longe do ambiente familiar.
O educador não pode trabalhar somente com o intelectual da criança, não são máquinas sem sentimentos. Em todo momento deve sentir e proporcionar às crianças momentos que lhes façam crescer, refletir e tomar decisões direcionadas ao aprendizado com coerência e justiça, o que não é tarefa fácil. EQUILITÉGIA
Os dois pés
Pé esquerdo Pé direito
Pé direito Pé esquerdo