qualidade de software
O método de avaliação padrão utilizado pelo CMMI é denominado como SCAMPI, o qual fornece classificação de referência sobre a qualidade dos processos.
O CMMI define dois caminhos de melhorias que são associados a dois tipos de níveis que são denominados Continuo e Estágios. O Continuo é representado pelo nível Capacidade e o Estagio é representado pelo nível Maturidade. Ambos os níveis possuem o mesmo conceito. O SCAMPI fornece a graduação de Maturidade de processos que visa melhorar o desempenho global das organizações utilizando as melhores práticas, onde os projetos são realizados de acordo com uma política assim é garantido que todo o projeto será executado de acordo com a documentação elaborada inicialmente até em momentos de grande stress.
A avaliação SCAMPI é dividida em 3 (três) fases as quais são divididas em algumas etapas.
A primeira fase trata se do Planejamento e Preparação para a Avaliação, onde é feito o levantamento de informações com coleta de documentos existentes e entrevistas realizadas na organização, é realizado a negociação sobre o tempo que ira decorrer a avaliação e o cálculo dos custos, e também é verificado com o patrocinador o real motivo da avalição.
Após isso é realizada a validação das informações pela equipe de avaliações, sendo verificadas as necessidades da avaliação e as relacionando com o objetivo do negócio, é criada as documentações da avaliação, e começa a ser identificada práticas de implementações e as falhas ou os riscos do projeto. Com isso começa a ser documentada as estratégias de coleta de dados.
A segunda fase trata da conduta da avaliação, é realizado a análise e refinamento dos dados já coletados e realiza-se nova coleta de informações junto à organização para que possa ser verificado o quanto é implementado os processos do modelo CMMI. As novas informações coletadas são sobre as práticas empregadas. Os novos documentos criados e validados são armazenados e após é feita a