O brincar na educação infantil
Considerações iniciais com justificativas e objetivos
O presente trabalho tem como objetivo entender qual a função do “brincar” dentro da escola e o que a criança pode descobrir e construir através do lúdico e do faz de conta. Demonstra os fatos positivos da brincadeira no aprendizado tanto escolar, como social para as crianças de 3 a 5 anos. O papel desempenhado pelo professor como colaborador e criador desse contexto, que ainda não está claro, se faz necessário como justificativa para a elaboração desse projeto.
Tendo como princípio a sala de aula e o contexto gerado por ela, buscamos elencar de forma simples, o conteúdo principal do ensino, associado a dinâmicas e brincadeiras, onde o aluno possa por si só, fazer descobertas, criações, e aprender de forma lúdica as bases da educação no período infantil. O professor fica como responsável por ofertar a essa criança/aluno todo o material necessário, além de servir como esteio e principal colaborador para que esse aluno possa desenvolver suas habilidades em conjunto com outros alunos da mesma idade, sem deixar de ser o responsável final pelo aprendizado em sua Unidade de Ensino.
Metodologia/Estratégias de ações pedagógicas
Esse estudo utiliza-se de referenciais teóricos que fornecem subsídios para a compreensão e análise do tema proposto.
De acordo com DEMO (1993, p. 20), a pesquisa bibliográfica constitui-se na análise e estudos dos textos impressos, com vista na elaboração de repertórios gerais ou especializados, em que compreende as fases da pesquisa, transição, descrição e classificação. Sendo assim, para a realização desse estudo confrontou-se informações dos referenciais teóricos sobre o assunto em pauta para a melhor compreensão do mesmo, embasado em pesquisa de cunho bibliográfico, atingindo assim os objetivos propostos. Como Estratégia de Ação, sugerimos que o Plano de Aula seja feito em períodos menores e de acordo com o que