O bem comum
As reflexões seguintes têm como itinerário o roteiro e as idéias sobre o tema do Bem Comum que aparecem no Das Naturrecht - (O Direito Natural), Ética Social , de Johannes Messner ( Ed. Quadrante,SP, págs.166 e ss.).
O homem possui , como ítem de sua natureza , a socialidade.
Este ítem, se espraia por todos os outros ítens. Nenhum dos conteúdos da ontologia humana poderá se desenvolver e se realizar , fora da dimensão da socialidade.
Como a realização e aperfeiçoamento dos ítens da naturezahumana implica em tendência para o bem , com passagem do homem de sua dimensão de potência para a de ato , e , como este aprefeiçoamento somente se dará pelo comportamento social do homem , tem-se como consequência que este mesmo comportamento deverá tender sempre para o Bem Comum. O Bem Comum aparecrá , pois, como o fim último da Sociedade.
Para que cada indivíduo possa bem realizar osítens de sua natureza , necessita sempre da ajuda de outrem. O Bem Comum pode ser , de certa forma, definido como esta ajuda , solidariedade, que se requer dos membros de uma sociedade, para que esta atinja os seus fins últimos. Estes fins deverão ser perseguidos sob a responsabilidade de cada um , e tenderão à realização das missões vitais dos fins existenciais dos homens.
A sociedade como um todo , portanto , necessita proporcionar certa ajuda ao indivíduo para que seja atingido o mencionado desiderato .
Embora careça o indivíduo da complementação advinda da ajuda e da solidariedade, caberá sempre a ele , em última análise e palavra , a realização das mencionadas missões vitais dos fins existenciais da humanidade que contém em si próprio . Isto porque cada homem é Pessoa . Cabe portanto à pessoa, enquanto dotada de livre arbítrio , a realização dos fins da sociedade, considerada a ajuda e solidariedade aludidas, para a consecução do valor do Bem Comum .
O valor do Bem Comum supõe a manutenção da dignidade humana, que é conceito que indica