O avanço da tecnologia cria uma problemática nos relacionamentos.
O avanço tecnológico esta fazendo parte do nosso dia a dia de forma descontrolada, com o passar do tempo nos tornamos mais dependentes desse desenvolvimento, e esse avanço acaba criando uma dificuldade nos relacionamentos interpessoais e familiares.
Há alguns anos quando se queria parabenizar alguém ligávamos, fazíamos questão de está presente para dá aquele abraço apertado e olhar nos olhos para poder mostrar o quanto gostamos daquela pessoa, era uma forma de mostrar afeto e carinho pelo ente querido, mas ai surgiu o advento da tecnologia com celulares, redes sociais, e-mail, entre outras formas de comunicação, e ao passar dos tempos e com o avanço isso vem se perdendo. Os diálogos acontecem mais de forma virtual, ficamos conectados praticamente 24 horas por dia, conversando, vendo filme, noticias. Acontecem de pessoas estarem ao nosso lado e mesmo assim preferimos conversar de forma virtual, os jovens ficam trancados em seus quartos passando o dia todo e entra pela noite.
O conceito de família esta se perdendo a cada dia, os pais em função das obrigações e deveres, já não tem mais tempo para conversar com os filhos, aquele momento que nos finais de semana era reservado ao encontro entre famílias não existe mais, os filhos estão conversando com seus amigos pela internet, os pais precisando conecta-se para saber o que esta acontecendo no mundo, e o conceito vão se perdendo, porque a tecnologia vai roubando o tempo de todos e muitos nem percebem, pois isso já se tornou uma rotina na vida deles. Quando a família se reúne é o momento de trocar carinho, demostrar os laços de afeto. Se perdendo essas coisas que a principio eram para serem naturais, os afetos, carinhos, reuniões de famílias, os relacionamentos de familiares torna-se algo sem importância.
É extremamente importante a amizade, seja fraterna ou entre amigos, precisamos um dos outros mais do que nunca, o mundo a cada dia que passa se