Considerando os avanços tecnologicos e cientificos
DESENVOLVIMENTO DO SENSO CRITICO E DA AUTONOMIA DOS ALUNOS?
Sabemos que nos dias atuais a tecnologia está presente cada vez mais cedo na vida do ser, seja em forma de brinquedo ou em forma real. Os jovens, as crianças, os adolescentes e adultos estão sendo bombardeados de informações e os profissionais educadores desse século não podem abrir mão de uma educação formal fazendo comparações e mostrando fatos concretos da realidade.
A educação escolar, na atualidade, deve propiciar, além da transmissão sistemática dos conteúdos de ensino, historicamente produzidos e acumulados, assegurar que os alunos se apropriem desses conteúdos de forma ativa, para que possam reelaborar esses conhecimentos e, com isso, obter um senso crítico mais concreto, embasado na compreensão científica e tecnológica da realidade social e política na qual vive.
Atualmente, frente à escola organizada em ciclos de formação humana, nós educadores, devemos estar preparados para colaborar com a formação de pessoas que ajam com responsabilidade, autonomia, criatividade e que possam se realizar tanto em sua vida pessoal, quanto em sociedade.
Sendo assim, precisamos oferecer condições para que os estudantes desenvolvam cada vez mais o conhecimento sobre a natureza e o respeito para com ela, tornando-se capaz de compreender seus fenômenos e usar seus recursos naturais e tecnológicos com sabedoria.
Ao professor cabe contribuir com a intervenção competente e organizada; e criar condições reais para que as crianças desenvolvam habilidades para resolver problemas e relacionar o conhecido e o novo; o particular e o geral; a causa e o efeito; o semelhante e o diferente; preciação e respeito pelo mundo em que vivem e pelo próprio corpo.
2) - Introduzir no currículo de forma articulada ao projeto educativo sobre o tema Meio Ambiente,