Química
Curso de Graduação em Engenharia de Produção
Aplicação da Química nas novas Tecnologias
Belo Horizonte
2014
Introdução
O presente trabalho trata da aplicação da química nas novas tecnologias .
Esta separação entre a produção química e a tecnológica não é de forma alguma simples e este trabalho não pretender mostrar tudo a respeito. O que se pretende é apenas mostrar a evidente interação entre química e tecnologia.
É importante também falar que esta interação não ocorre somente em um sentido, pois as inovações tecnológicas também alavancam o avanço científico e químico. Um dos maiores exemplos deste retorno tecnológico são os computadores, ao mesmo tempo fruto de décadas de pesquisa básica e hoje uma de suas principais ferramentas.
A metodologia que será utilizada para deferir o seguinte trabalho é a pesquisa na internet.
Desenvolvimento
A inovação tecnológica tem sido uma constante no desenvolvimento das sociedades humanas, tanto que é comum referir-se a diversos períodos históricos pelo nível técnico então predominante, como no caso da Idade da
Pedra ou da Idade do Bronze. Não obstante esta presença da tecnologia em maior ou menor grau ao longo da História, somente ao período histórico mais recente se costuma referir especificamente como a Era Tecnológica. Este período seria definido pela expansão da industrialização.
A relação entre química e desenvolvimento tecnológico pode ser melhor avaliado considerando-se inicialmente o significado da palavra tecnologia.
Duas definições parecem mais adequadas aos objetivos deste trabalho: tecnologia é o "conjunto de processos especiais relativos a uma determinada arte ou indústria" e também a "aplicação dos conhecimentos científicos à produção em geral". Química: estudo da composição, estrutura e propriedades das substâncias materiais, de suas interações e dos efeitos produzidos sobre elas, ao se acrescentar ou extrair energia em qualquer de suas formas.