O impacto da tecnologia na sociedade
Ao se considerar o momento histórico no qual estamos inseridos, o presente trabalho busca promover uma reflexão histórica, social e filosófica a respeito da tecnologia, considerando para tal, aspectos positivos e negativos desse mergulho tecnológico. É impossível desmembrar a história da tecnologia da evolução social, pois uma interfere na outra de forma pontual, existindo assim um ciclo vicioso e virtuoso.
2- A HISTÓRIA E A TECNOLOGIA
Ao falar sobre o tema “O impacto da tecnologia na sociedade” se faz necessário conceituar o termo tecnologia, que vem do grego “tekhne” que significa “técnica, arte, ofício” juntamente com o sufixo “logia” que significa estudo. É possível concluir, então, que tecnologia é um produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam à resolução de problemas. “É uma aplicação prática do conhecimento em diversas áreas de pesquisas”.
Ao pensarmos em tecnologia o que vem a nossa mente a priori são equipamentos atuais como: computadores de última geração, celulares com inúmeras funções, TV digital entre outros. No entanto, se observarmos a definição do termo tecnologia citada acima é possível constatar que ela está presente no mundo desde o surgimento dos primeiros hominídeos. A luta pela sobrevivência sempre foi prioridade para todo ser humano. A história da humanidade nos deixa claro esse fato ao registrar desde as pinturas rupestres, passando pela evidência do uso de ferramentas rudimentares feitas com ossos que o homem sempre buscou formas de facilitar sua vida.
Vejamos alguns exemplos de tecnologias primitivas citadas no site Wikipédia:
* Fogo, usado desde o paleolítico, possivelmente pelo homo erectus há 80.000 anos. * Ferramentas de pedra, criadas possivelmente há 100.000 anos. * Arco, funda, 9º milênio a.C. * Cobre, 8.000 a.C. * Agricultura, 8.000 a.C. * Roda, 4.000 a.C. * Escrita 3.500 a.C. * Ferro 1.500 a.C.