Os impactos das novas tecnologias na organização da sociedade
O presente artigo tem como objetivo analisar os impactos das novas tecnologias no âmbito da saúde trazidas pela globalização e o avanço tecnológico que muito tem contribuído para o bem estar das pessoas e da sociedade.
2. REFLEXÃO
O avanço da tecnologia tem se expandido para todos os campos do conhecimento, entre eles estão: a educação, a mídia, a informação, dentre outros. Especialmente na saúde, os ganhos são inegáveis. Dentre os profissionais que veem se destacando nessa área, estão os engenheiros biomédicos que são os profissionais que pesquisam e desenvolvem máquinas e equipamentos para aprimorar o diagnóstico de doenças, para assim fazer tratamentos e intervenções precisas e menos invasivas.
A tecnologia tem sido aliada à esperança de cura de doenças e disfunções até então causadoras de grandes males à humanidade, o avanço científico que traz a possibilidade de inovações tecnológicas na área da saúde traz também preocupações sobre a sua utilização no ser humano.
A aplicação das novas tecnologias não pode representar prejuízos físicos nem sociais para o homem. É dever da sociedade, das instituições de pesquisa e dos órgãos governamentais e não governamentais analisarem as conseqüências e os limites do uso das novas tecnologias, já que a história comprova que os avanços científicos sempre estão à frente do estudo e da análise dos seus riscos para saúde humana.
Vivemos um salto tecnológico na área da saúde. O governo Federal anunciou linhas de financiamento para pesquisas na área da biotecnologia e após a aprovação da Lei nº 11.105/2005, a chamada “Lei de Biossegurança” passou a concentrar investimento nas pesquisas envolvendo células-tronco adultas e embrionárias. Apesar do grande potencial para a cura de doenças, ainda não se pode falar de um produto pronto, acabado. O que temos são pesquisas promissoras, que devem continuar recebendo o incentivo de todos os setores da sociedade, mas que também precisam ser acompanhadas de perto,