Livros
A NDERSON DE R EZENDE ROCHA
A DRIANO A RLEI DE C ARVALHO
A NTÔNIO G ALVÃO R EZENDE
J ÚLIO C ÉSAR A LVES
{undersun,arlei,galvao,jcalves}@comp.ufla.br
UFLA - Universidade Federal de Lavras
DCC - Departamento de Ciência da Computação
Campus Universitário, CEP 37.200-000, Lavras (MG)
15 de abril de 2003
Resumo
Não se pode estudar os efeitos da informática e das tecnologias sobre os indivíduos e a cultura sem recorrer-se às mudanças diárias trazidas por aqueles.
Diante de tais mudanças estão as mais diversas formas de manifestação da cybercultura contemporânea como por exemplo: a efervescência social da internet, as comunidades virtuais, as festas rave, o underground hightech, os cyberpunks... que refletem o encontro das tecnologias digitais com a sociedade contemporânea.
A tecnologia, que foi durante a modernidade, um instrumento de racionalização e de separação, agora parece transformar-se numa ferramenta convivial e comunitária.
Palavras-chave: Impactos sócio-culturais, ciber-socialidade, era da informação
1 A era da informação: condições embrionárias
1.1 O termo impacto
Tornado palavra de ordem, quando se trata de avaliar os avanços tecnológicos da cultura contemporânea, o termo impacto revela sinais de desgaste, debilidade e esvaziamento.
O uso inadvertido e indiscriminado nos mais variados contextos criou um impasse para a abordagem semiótica da cultura, onde sistemas de signos vivem sob fronteiras e em correlação. 1
Deste modo, uma análise mais profunda do termo não será feita. Adotamos a definição do já consagrado dicionário Aurélio:
Impacto: Impressão muito forte. O que leva a gerar mudanças.
1.2 Complexidade do tema e conflitos de ideologias
Procurando evitar significados mais profundos ao termo impacto temos agora um problema: a inerente complexidade da abordagem proposta.
Como dizia Ada Byron, condessa de Lovelace, sempre quando se tenta tratar de