O ambiente das organizações
Os de ação direta são os stakholders, que influenciam diretamente nas organizações, como os empregados e acionistas. São considerados stakeholders internos, clientes e concorrentes. São os stakeholders externos os elementos de ação indireta, como a tecnologia, economia e a política.
Afetam as atividades de uma organização atuando fora dela, incluem os consumidores, fornecedores, governos, grupos de interesses especiais, a mídia, sindicato de trabalhadores, instituições e competidores. CONSUMIDORES: trocam recursos, geralmente sob a forma de dinheiro, pelos produtos ou serviços de uma organização.
GOVERNO: O nível da intervenção governamental na economia tem-se elevado desde a segunda guerra mundial, também se pode argumentar que a regulamentação beneficia que protege as próprias indústrias, por outro lado a regulamentação é cara e pode inibir a livre empresa. MÍDIA: Ajuda a se comunicar com as audiências internas e externas, elas desenvolveram sofisticados departamentos de relações públicas e de marketing. SINDICATO DE TRABALHADORES: Quando uma organização emprega membros de um sindicato de trabalhadores, o sindicato e a administração normalmente entram em algum tipo de acordo coletivo para negociar salários, condições de trabalho, jornada etc.
INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS: As organizações dependem de uma variedade de instituições financeiras, como os bancos comerciais, bancos de investimentos e companhias de seguro, para obter fundos, manter e expandir suas atividades.
COMPETIDORES: Devem conseguir mais clientes, abocanhando uma fatia maior no mercado ou descobrindo meios de aumentar o próprio mercado; também devem vencer seus competidores penetrando e explorando um mercado em expansão.
Empregados: A natureza da força do trabalho está mudando