Ambientes Externos das Organizações
É do ambiente que as organizações obtêm recursos e informações necessários para seu funcionamento, é no ambiente, também, que colocam o resultado de suas operações. As organizações são influenciadas pelas mudanças ocorridas no ambiente.
Toda organização depende de seu ambiente, ela tenta se adaptar as suas pressões por meio de estratégias próprias e internas. Segundo Andrade e Amboni(2009, pg 29), quanto mais ela for dependente de seu ambiente, mais vulnerável ela será.
Segundo Andrade e Amboni (2009, pg 30), a sobrevivência organizacional pode ser decorrente da qualidade do ajuste que a administração realizou com as principais variáveis. O ambiente externo é constituído pelos elementos que atual de forma indireta (macroambiente) na organização e os elementos que atuam de forma direta( Microambiente). ( Segundo Andrade e Amboni, pg 30)
Elementos de forma indireta: Tecnológicas- Utilizadas para absorver e incorporar as inovações tecnológicas externas. O desenvolvimento tecnológico têm o potencial de alcançar as organizações relevantes, novas ideias entram em circulação e tornam-se parte do ambiente. Desta forma, a utilização de tecnologia tem sido considerada vital para a sobrevivência da organização.
Além disso, as organizações também dependem do contexto político- econômico-social( influenciam o comportamento e a forma de agir das organizações); econômico ( balanço de pagamentos, taxas de inflação e de juros, impostos etc. Elas podem ocasionar o crescimento ou o decréscimo da empresa); demográficas ( o comportamento, distribuição e crescimento da população influenciam no comportamento da empresa); ecológico ( pode