teoria das organizações ambiente externo
O domínio Ambiental:
Ambiente organizacional é definido como todos os elementos que existem fora dos limites da organização e tem potencial para afetar a organização como um todo ou parte dela. O domínio de uma organização é o campo de ação ambiental escolhido. O ambiente compreende vários setores ou subdivisões do ambiente externo que contenham elementos afins (indústria, matéria-prima, RH, mercado, tecnologia, $$, condições econômicas, governo, sistema sociocultural e internacional).
Ambiente de Tarefas: setores com os quais a organização interage diretamente e que tem impacto direto na capacidade de a organização atingir suas metas. Normalmente inclui a indústria, matérias-primas, setores de mercado, RH e setores internacionais).
Ambiente geral: setores que podem não ter impacto direto nas operações do dia-a-dia da empresa, mas que influenciarão de maneira indireta. Normalmente inclui os setores governamental e sociocultural.
Contexto internacional:
O setor internacional pode afetar muitas organizações diretamente e tem se tornado extremamente importante. As diferenças entre operações estrangeiras e domésticas tem se tornado cada vez mais irrelevantes (ex: empresas situadas nos EUA estão envolvidas em milhares de parcerias e alianças com empresas ao redor do mundo).
Incerteza Ambiental: Embora os setores do ambiente geral possam criar incerteza para as organizações, determinar a incerteza ambiental de uma organização normalmente significa focar os setores do ambiente de tarefas, como quantos elementos a organização negocia com regularidade. Incerteza significa que os tomadores de decisão não possuem informação suficiente sobre os fatores ambientais e que tem dificuldade para prever mudanças externas.
Dimensão simples-complexa:
Diz respeito à complexidade ambiental, que se refere à heterogeneidade, ou ao número e dissimilaridades dos elementos externos relevantes para as operações de uma organização. Quanto