Estudante
JONES, Hilary Bevan; YATES, David. A garota da cafeteria. Produção de Hilary Bevan Jones, direção de David Yates. Reino Unido, 2005. Digital (94 minutos)
A garota da cafeteria é uma produção do diretor David Yates. O mesmo é um diretor da televisão e do cinema britânico e ficou mais conhecido por dirigir os quatro últimos filmes da franquia “Harry Potter”. David Yates teve sua estreia no cinema com o lançamento do longa “The Tichborne Claimant” em 1996. Além destes filmes ele também dirigiu outros longa como “When I Was a Girl”, “The Weaver’s Wife”, Oranges and Lemons”, “Punch”, “Rank”, “The Young Visiters” e “Sex Traffic”.
A “Garota da cafeteria” tem o roteiro de Richard Curtis que gosta de escrever filmes sensíveis como “Um lugar chamado Notting Hill” e “Simplesmente Amor”, mas desta vez Richard inovou ao escrever um filme que mistura romance e política. O diretor David Yates conseguiu equilibrar esses dois lados, fazendo com que o filme não fique somente com aquele estilo melancólico quando mostra a pureza de um amor que nasce entre Lawrence e Gina, mas que ficou também forte quando as cenas envolvia política.
O filme mostra um encontro ao acaso de duas pessoas em que suas vidas não têm nada em comum a não ser a preferência pelo café. Lawrence (Bill Nighy) é um economista que atua na equipe de assessoria do Ministro das Finanças do Reino Unido, e além de atarefado tem como características principais sua insegurança e timidez. Sobre nossa outra protagonista, Gina (Kelly Macdonald), o enredo inicialmente só revela que ela é estudante de história, dando um ar de mistério para a jovem que aparenta ser muito forte e decidida, características que se tornam bastantes marcantes com o decorrer do filme. Apesar de terem vidas totalmente distintas, eles acabam por terem seus caminhos cruzados quando dividem uma mesa de cafeteria. Na oportunidade os dois se conhecem e começam a conversar sobre assuntos aleatórios, mas principalmente sobre como