Visita técnica
Os materiais utilizados para produção de CAA são os mesmos utilizados para a produção de concretos convencionais, porém com maior adição de finos. Em geral, não existe um tipo específico de cimento para a produção do CAA, contudo, o cimento Portland, que é o mais comum, é utilizado com mais frequência que o restante. Para obter a adensibilidade é preciso uma mistura com elevado volume de pasta e reduzido volume dos agregados graúdos. Os agregados adquiridos são materiais finamente moídos, que são incorporados ao concreto. Estes são geralmente utilizados em grande quantidade, com o objetivo de reduzir o custo, melhorar a trabalhabilidade no concreto no estado fresco, podendo até melhorar a resistência à fissuração térmica, à expansão álcali-agregado e ao ataque por sulfatos.
O concreto Auto-adensável tem grande fluidez e é capaz de preencher e cobrir espaços vazios e capaz de envolver as armaduras sem perder a sua estabilidade. Sua autodesabilidade se deve a sua fluidez, coesão – que é necessária para que a mistura escoe entre as barras de aço -, e estabilidade.
VANTAGENS:
• Elimina a necessidade de espalhamento e de alisamento de superfícies horizontais;
• Facilita a concretagem;
• Maior produtividade e rapidez na execução da obra;
• Custo baixo, em relação a aplicação por metro cúbico do concreto;
• Eliminação do ruído causado pelo vibrador;
• Excelente acabamento em concreto aparente ou Prá-moldado.
Como não é um concreto fácil de ser obtido e apresentar menor tempo para sua aplicação, sua principal desvantagem é a necessidade de mão de obra especializada para seu manuseamento, pois é preciso maior controle durante sua aplicação do que os concretos convencionais. Necessita também, de cuidados especiais com o transporte para evitar a vazamento dos agregados. O CAA deverá ser projetado de acordo com as exigências da EM 206, relativas à densidade, o aumento da resistência, a resistência final e a