Ambiente das organizações
Vivemos em um mundo totalmente globalizado e informatizado onde as mudanças no ambiente organizacional são constantes e decisivas cenário econômico mundial. Nesse novo cenário econômico as pessoas são de muita importância, pois são delas que se absorvem energias individuais e capacidades para a realização das tarefas dentro da organização, estamos vivendo a era da revolução da informação que nos dá suporte para novas tecnologias e o alcance de novos mercados e investimentos.
Globalização tornou-se uma palavra que está em "moda", de um conceito muito amplo e abrangente, sendo empregada em diversas ocasiões, mas nem sempre com o mesmo significado. Poderíamos conceituar esse termo de forma básica como, o conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial que vem acontecendo nas últimas décadas, onde o ponto central da mudança é a integração dos mercados numa "aldeia-global", explorada pelas grandes corporações internacionais.
Politicamente, os Estados trabalham gradativamente nas barreiras tarifárias para proteger sua produção da concorrência dos produtos estrangeiros e abrem-se ao comércio e ao capital internacional.
Mas economicamente estamos vendo crescer de maneira destacada o neoliberalismo, que é uma política econômica que visa a saída parcial do
Estado da economia, deixando o mercado livre, por isso é que se vê a grande onda das privatizações existentes hoje.
Esse processo tem sido acompanhado de uma intensa revolução nas tecnologias de informação: telefones, computadores e televisão, contribuindo de forma surpreendente para a maior integração de todo o mundo.
As fontes de informação também se uniformizam devido ao alcance mundial e à crescente popularização dos canais de televisão por assinatura e da Internet. Isso faz com que a globalização ultrapasse os limites da economia e política, e comecem a provocar uma certa homogeneização cultural entre os países. Temos como