As organizações e seu ambiente
MARECHAL CÂNDIDO RONDON
2014
1. INTRODUÇÃO
O capítulo dois do livro Teorias da Administração nos faz compreender o conceito de organizações para então entender a sua ligação com a administração. As empresas constituem diversos fatores, tanto internos como externos, mostrando diferenças entre eles, exigindo um sistema de gestão amplo que avaliam as decisões e condução de planejamento. Também a sua globalização é um fator essencial para seu fortalecimento, contando com um ambiente estável e dinâmico, para isso é necessário ética em todos os níveis da organização de negócios, desde a alta administração até os empregados operacionais, visando a partir disso, estágios que apresentem uma progressão natural da empresa para que se torne uma organização madura e burocrática.
2. TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO 2.1 AS ORGANIZAÇOES E SEUS AMBIENTES
Uma organização é entendida como duas ou mais pessoas que trabalham juntas em busca de objetivo ou meta em comum. Procura-se dividir o trabalho entre os colaboradores de maneira a utilizar as habilidades e conhecimento de cada um, com uma estrutura formal para evitar a perda de foco das metas a serem alcançadas. A organização deve ter claro qual sua atividade e quais atividades deve deixar para outros. A organização objetiva metas permanentes e grandes desafios.
2.1.1 Organizações como sistemas abertos
Uma organização pode ser uma cidade, um estado, uma nação ou o mundo, eles diferem em muitos aspectos, mas também possuem aspectos comuns. Organizações são sistemas abertos que tem interação com o ambiente buscando trocas que são necessárias para sua sobrevivência. O resultado do sistema aberto é sempre maior do que a soma das partes envolvidas. Equilíbrio econômico, processo de manutenção do balanceamento interno necessário para a sobrevivência, obtenção dos recursos do meio ambiente, obtendo assim o