O ADOLESCENTE E O ESTATUTO DA CRIANÇA
ANTONIA MAURICIO
O ADOLESCENTE E O ESTATUTO DA CRIANÇA
ANTONIA MAURICIO
O ADOLESCENTE E O ESTATUTO DA CRIANÇA
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação para o Serviço Social.
SUMÁRIO
1 - INTRODUÇÃO............................................................................................... 04
2 - DESENVOLVIMENTO................................................................................... 05 3 - CONCLUSÃO................................................................................................ 07
4 – REFERÊNCIAS............................................................................................. 08
1 INTRODUÇÃO
No Brasil, nosso compromisso social e político, nos faz refletir sobre os avanços legislativos, e sobre soluções que podem ser realizadas para os nossos jovens, que não podem e não merecem ser vistos como ameaças a sociedade, os diferentes adolescentes se mostram apartir de diferentes relações, que eles estabelecem com o seu corpo, a sua cultura, com suas relações familiare e escolares.
É na adolescência, que o jovem se vê chamado a ocupar uma nova posição, presisando para isso realizar uma passagem da familia para a o laço social.
É o tempo de saída de casa para o ingresso no terreno das relações amorosas, das identidades coletivas, vindas dos campos sociai, profissionais, religiosos, políticos, etc.
É um processo de transição, aonde os adolescentes se encontram rodeados de conflitos. 2 – DESENVOLVIMENTO
O Estatuto da Criança e do Adolescente, estabelece que é dever da familia, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Político, assegurar, com absoluta prioridade, a afirmação dos direitos referentes à vida, à saúde, a alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à dignidade,